História

Inovação, empreendedorismo e compromisso socioambiental são características que definem o Grupo Telles. Cinco gerações marcam a história da mais antiga empresa em atividade no Brasil, nas mãos de uma mesma família. Tudo começou em 1843 com a vinda do português Dario Telles de Menezes para o Brasil, que trouxe consigo um alambique de cerâmica com o qual, já instalado na cidade de Maranguape, na fazenda Ypióca, iniciou a produção de aguardente de cana de açúcar no ano de 1846.

A partir de 1895, a segunda geração da família Telles Dario Borges Telles assume o controle e moderniza o processo de produção. E assim como seu pai, nomeia seu filho mais velho, Paulo Campos Telles, como seu sucessor.

Foi Paulo Campos, a partir de 1924, o grande responsável por empreender uma série de inovações no processo produtivo da aguardente. Sua missão obteve êxito e reconhecimento internacional, pois foi na sua gestão, em 1968, que a empresa realizou a primeira exportação de aguardente de cana de açúcar do Brasil para a Alemanha. São méritos seus também o engarrafamento da bebida em litros e o uso de dosador (conta-gotas), assim como o envelhecimento em tonéis de bálsamo. Sempre a frente do seu tempo, Paulo Campos inovou mais uma vez ao imprimir sua marca na adoção de mecanismos de marketing para divulgar a bebida genuinamente nacional no exterior.

Como filho primogênito e quarta geração da família Telles, Everardo Telles consolidou o legado deixado por seu pai. Foi ele que, a partir da década de 1970, iniciou o maior período de expansão e diversificação dos negócios. Sob seu comando, o Grupo cresceu em produção, além de ter ampliado seu raio de atuação para sete diferentes áreas: água mineral, etanol, pecuária, agricultura, medicamentos, embalagens de papelão e entretenimento. Com sede localizada em Messejana, o uso de tecnologia de ponta e a busca pela qualidade em produtos e serviços são fatores que norteiam os negócios do Grupo Telles nos mais diversos segmentos.

Em agosto de 2012, Everardo Telles passou o comando do negócio de bebida alcoólica para uma multinacional líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium.

Uma nova época iniciou-se para o Grupo que, além dos produtos acima citados,  empreendeu novos negócios investindo em  pesquisas nas áreas  de defensivos agrícolas, probióticos, entre outros.