A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizou, nesta quinta-feira, 09, a celebração anual do Dia da Indústria, marcada pela entrega da Medalha do Mérito Industrial. A condecoração representa a mais alta distinção concedida pela FIEC. Este ano, o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, também comanda a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Durante seu discurso de abertura da solenidade, Ricardo Cavalcante pediu um minuto de silêncio em solidariedade a todas as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Em seguida, o presidente da Fiec enalteceu a importância da Indústria cearense, como forte, inovadora e consciente do seu papel na sociedade, mesmo em tempos de transformações tão intensas.
“Uma indústria que contribui para elevar o nosso ativismo em relação ao futuro. Somos um setor produtivo com maior capilaridade do tecido socioeconômico. O resultado do nosso esforço criativo e da nossa capacidade de trabalho se faz presente em todos os espaços onde há interação humana. Desde os primeiros passos que damos, todas as nossas experiências de vida têm a marca da indústria. Estamos na alimentação, na educação, na saúde, no lazer, no vestir, no ir e vir do cotidiano das pessoas”, reforça.
Ricardo destaca as centenas de milhares de empregos gerados pelas unidades-fabris do Ceará, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e econômicas. Divulgou dados da CNI, que demonstram que o setor é responsável direto por 21,2% de todos os empregos formais gerados no Brasil, participa com 25,5% do PIB nacional, contribui com 34,8% da arrecadação dos tributos federais e responde com 66,6% das exportações de bens e serviços do Brasil.
“Sai da indústria 66,8% de todo o investimento empresarial brasileiro em pesquisa e desenvolvimento e aqui no Ceará não é diferente. O observatório da indústria da FIEC nos mostra que o setor industrial cearense responde com 20,5% do PIB estadual. A nossa indústria participa com 23% de toda a arrecadação do ICMS e com 84% das exportações do Estado”, comemora.
Seguindo a programação, Ricardo Cavalcante apresentou cada um dos homenageados, ressaltando o profissionalismo, o lado humano e a dedicação incessante de cada um pelo desenvolvimento da indústria cearense. Os agraciados também aproveitaram o momento para reconhecer a importância do trabalho desenvolvido pela Fiec dentro do setor industrial.
Os industriais e executivos são homenageados por suas significativas contribuições ao progresso da indústria cearense. Conheça melhor as personalidades agraciadas na Festa da Indústria deste ano:
Aline Telles Chaves – Presidente do Grupo Telles
– Medalha do Mérito Industrial 2023 (FIEC)
Aline Telles Chaves, presidente do Grupo Telles, tem mais de 25 anos de carreira dedicados ao crescimento e inovação das empresas do grupo. A executiva está à frente do grupo que é formado por sete empresas em diferentes segmentos – Naturágua água mineral, Yplastic, Santelisa Embalagens, Agropaulo, Ceará Mirim, Ypetro, e iPark Complexo Turístico. Sua expertise abrange planejamento estratégico, gestão dos negócios, projetos de inovação e sustentabilidade, contribuindo para o sucesso contínuo do Grupo Telles, a mais antiga empresa familiar do Brasil.
Fonte: OOTIMISTA