Grupo telles Grupo telles

Nossas

Práticas ESG

Grupo telles

Inovação, empreendedorismo e compromisso socioambiental.

Antes de ganhar protagonismo no mundo corporativo e relevância para a sociedade, o Grupo Telles é reconhecido por sua vocação para a sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e inovação em gestão e produtos aliado ao respeito ao ser humano. Sob o comando da quinta geração, as questões sociais, ambientais e de governança sempre fizeram parte desde a sua fundação, há 178 anos, da cultura e essência do Grupo, ocupando um lugar central na definição de seus propósitos.

São preocupações permanentes de cada uma de suas sete empresas o cuidado socioambiental e com pessoas e o bem-estar da coletividade, já que o agronegócio é a origem do Grupo Telles e onde estão fincadas as suas raízes.

O respeito à natureza e à vida se faz presente, portanto, em todas as suas dimensões, dando o tom do relacionamento com parceiros e clientes, além de guiar as relações da empresa com a sociedade. E, ainda, de forma mais íntima e orgânica, com as comunidades de entorno, inspirando práticas sustentáveis e o apoio à preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, a fim de criar um ecossistema único do qual todos participam visando garantir a prosperidade comum.

A partir dos três pilares de ESG – gestão social, ambiental e governança – conheça a seguir, algumas iniciativas e compromissos assumidos pelo Grupo Telles e suas empresas que estão alinhados à cultura e a estratégia da organização em favor de um mundo melhor, mais saudável e mais justo para todos.

Ações sociais e comunitárias

Em sintonia com a visão corporativa do Grupo Telles de desenvolver talentos e investir em pessoas, suas empresas promovem uma série de ações destinadas não só a seus funcionários e colaboradores, mas também ao público externo que trabalha e vive nas comunidades de entorno onde estão localizadas suas unidades industriais e de negócios.

Dessa forma, portas são abertas e oportunidades são criadas para crianças, jovens e adultos poderem desenvolver seu potencial através do apoio do Grupo em projetos sociais e educacionais inclusivos. É o caso, por exemplo, da parceria com a ONG Fonte da Vida e Raízes (FDC), projeto socioeducativo que atende tanto crianças quanto adolescentes e as famílias da comunidade de São Miguel em programas participativos com atividades artísticas voltados ao meio ambiente.

Ou do Instituto de Educação Portal (IEP), por meio do Programa Jovem Aprendiz, que capacita adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social para a prática profissional, preparando-os para trabalhar nas empresas do Grupo, assim como no mercado de trabalho. Sob essa mesma perspectiva, o Mulheres em Ação –um curso para formar mulheres eletricistas proporcionado a moradoras de comunidades próximas da unidade industrial da Naturágua, em Fortaleza.

Além de outros projetos e parcerias que contam com o apoio e patrocínio das empresas do Grupo, como a Fundação Abrinq, que atua na mobilização da sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência, a Associação Estação Luz, organização não-governamental sediada em Eusébio (CE), que desenvolve projetos educacionais, esportivos e culturais inclusivos, com foco na promoção de valores humanos e de uma cultura de paz, como também a EDISCA, que tem como objetivo central a integração social com a promoção do desenvolvimento humano de crianças e adolescentes através da dança.

Gestão ambiental

Graças à vocação inata no reaproveitamento e preservação de recursos naturais e reconhecidas práticas de sustentabilidade – o Grupo Telles tem impulsionado ao longo de toda sua trajetória uma agenda robusta de gestão ambiental. Essa estratégia inclui um conjunto de ações socioambientais e compliance, além de investimentos em inovação de produtos e em infraestrutura, como autossuficiência energética em matriz solar 100% limpa, o que a torna uma das principais referências em gestão empresarial no estado, Norte e Nordeste do País, assim como no cenário nacional.

Destacam-se, entre as principais iniciativas do Grupo, a preservação e gestão da Floresta do Curió. Classificada como a primeira Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Ceará, este espaço verde em plena área urbana na capital cearense, situado entre os bairros de Messejana e Curió, ocupa 57 hectares de mata atlântica. Nesse habitat quase intocado e pontuado por riachos e olhos d’água vivem mais de 90 espécies de animais, entre mamíferos, aves e répteis.

A fim de preservar a natureza para as atuais e futuras gerações, criou-se um consórcio administrado e gerido com recursos privados do Grupo Telles e da Naturágua, que promove a socialização e a interação com a floresta, abrangendo programações realizadas pelo Instituto Natureza Viva e Secretaria de Meio Ambiente do Ceará. Cerca de 20 mil pessoas por ano, entre adultos e crianças, visitam esse oásis ecológico.

Conheça a Floresta do Curió.

Um tesouro ambiental preservado

Floresta Curió – Localizado em frente à sede da Naturágua

Um pulmão da Mata Atlântica em plena Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a começar pelo clima e a vegetação nativa e verdejante entrecortada por pequenos riachos e nascentes. É esse cenário encontrado por quem passeia por uma das três trilhas que cortam os 57 hectares da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió (Floresta do Curió), entre os bairros de Messejana e Curió. Essa é a primeira ARIE do Ceará. O espaço é formado por vegetação densa, composta pelas principais espécies nativas e frutíferas – como jatobá, timbaúba, cedro, visgueiro e catanduva – o que confere um clima bastante agradável à região.

Além da flora, a mata abriga uma grande diversidade de fauna – 92 espécies (sete mamíferos, 65 aves, 14 répteis e seis anfíbios), ajudando a promover o contato entre a população e a natureza. Há ainda uma sala ao ar livre, dedicada a cursos, palestras e aulas práticas, realizadas por meio de convênios com escolas e universidades locais. O local é aberto à visitação pública de terça à domingo das 6h às 15:30h, com acesso gratuito.

Grupo telles

Governança corporativa

Ética, transparência, equidade e responsabilidade corporativa balizam os princípios de governança do Grupo Telles. Regido por tais valores, as empresas que integram o Grupo demonstram de modo transparente a colaboradores, parceiros e stakeholders, ao mercado e sociedade como um todo, os métodos de organização que garantem a elas um crescimento econômico sustentável, saudável e confiável.

A convergência de talentos e oportunidades para as pessoas e o negócio é, desse modo, o objetivo de uma série de ações que norteiam as empresas do Grupo, visando seu crescimento e fortalecimento e um futuro ainda mais promissor. Um dos exemplos mais emblemáticos desse modelo de gestão e do alto grau de comprometimento das empresas do Grupo é a Naturágua, que tem investido fortemente em iniciativas de governança, que incluem desde programas de especialização de executivos e planos de sucessão, certificações, como o ISO 22.000 e o Great Place to Work (Prêmio “Melhores Empresas Para Trabalhar”), até a valorização da diversidade, equidade, inclusão e cultura do bem-estar por meio de iniciativas inovadoras, como os  plantões de atendimento psicológico e orientação jurídica para seus colaboradores.

Sob a perspectiva de crescimento e aperfeiçoamento profissional, o Programa Líderes em Ação, por exemplo, é direcionado para as médias lideranças e talentos, com potencial para cargos de gestão. O programa acelera o desenvolvimento das competências e a multiplicação do conhecimento, com a transferência dos aprendizados de líderes para as suas equipes.

 

 

 

Além disso, a empresa mantém um bem-sucedido Programa de Bolsas de Estudos, que beneficia todo funcionário com 1 ano de empresa, custeando em cursos de graduação e pós-graduação. O objetivo é a permanente qualificação e o desenvolvimento de conhecimentos dos colaboradores alinhados aos projetos estratégicos e competências profissionais e humanas das equipes – um compromisso imutável do Grupo Telles para o estabelecimento de processos inovadores, mais eficientes e sustentáveis.

Referência nacional em ESG pela Fundação Dom Cabral

Há quase uma década, o Grupo Telles mantém uma bem-sucedida parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), considerada uma das dez melhores escolas de negócios do mundo, através do programa PAEX (Parceiros para a Excelência). Voltado a organizações privadas nacionais de médio porte, o programa oferece por meio de acompanhamento técnico um intenso aprendizado em rede, visando ampliar a visão estratégica e expandir as competências gerenciais dos executivos que atuam nas empresas.

Em 2022, a Naturágua foi uma das cinco empresas selecionadas pela FDC para participar do projeto piloto de sua monitoria em ESG. Trata-se de um reconhecimento da instituição sobre as boas práticas de gestão social, ambiental e governança da empresa a partir de uma visão inovadora e sustentável empreendida pelo Grupo Telles O objetivo é que essa experiência ajude no futuro outras empresas a traçarem planos estratégicos a partir dos três pilares de ESG.

Para acessar o relatório completo de ESG da Naturágua, clique aqui.

Naturágua, inovação e protagonismo ambiental

Alinhada à cultura e estratégia de sustentabilidade do Grupo Telles, a Naturágua ocupa lugar de destaque em inovação e protagonismo ambiental. Da energia solar às práticas de reaproveitamento de resíduos, passando pelo apoio à comunidade, valorização dos colaboradores e desenvolvimento de embalagens biodegradáveis, a fabricante de água mineral do Grupo Telles possui uma série de compromissos e ações efetivas em prol do meio ambiente.

Além dos projetos da Floresta do Curió, Fonte da Vida e Raízes (FDC), Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), a empresa tem impulsionado seus investimentos em matrizes ecológicas visando alcançar autossuficiência energética.

Desde 2022, a unidades industriais da Naturágua operam com 100% de energia limpa produzida por um parque solar próprio de 50 mil m² de placas fotovoltaicas, inaugurado no município de Horizonte (CE). Com investimentos da ordem de R$ 25 milhões – o segundo de grande porte realizado pelo Grupo nos últimos cinco anos – foram instalados cerca de 10 mil novos painéis de 1 metro por 1,80 metro cada um, em uma área de 90 mil metros quadrados, com capacidade de geração de 5 megawatts (MW). Com isso, tanto a empresa quanto a sede do Grupo Telles e a Yplastic, em Fortaleza, passaram a ter autossuficiência energética 100% limpa e renovável.

Além dessas realizações, a Naturágua investe continuamente em iniciativas inovadoras – como a sua mais nova linha de garrafas superleves, de apenas 9 gramas, que utilizam 30% menos plástico em sua fabricação – com o objetivo de reduzir impactos ambientais e ao mesmo tempo ampliar o seu mix de produtos, tornando-a cada vez mais alinhada às tendências internacionais que hoje valorizam produtos obtidos com o uso consciente de materiais, recursos e eficiência energética.

Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar 

Great Place to Work é uma consultoria global voltada para empresas, que colocam as pessoas no centro da sua estratégia de negócios. A proposta é a de contribuir para que organizações, de diversos setores, obtenham melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. A GPTW reconhece, com um selo, quem está no caminho certo.

Logo em seu primeiro ano, a Naturágua conquistou o selo GPTW Brasil. A avaliação é conhecida por seu rigor e fica a cargo dos próprios colaboradores da empresa. Afinal, são eles que traduzem seus sentimentos em relação à cultura corporativa e à sua rotina de trabalho. As impressões são colhidas a partir de um questionário, que mensura o clima organizacional.

Em 2021, a nota da Naturágua cresceu 6 pontos percentuais em relação à pontuação do ano anterior. O índice de satisfação foi de 83%. Em 2022, a Naturágua conquistou o 24º lugar no Ceará e já está entre as 50 melhores indústrias para se trabalhar no Brasil, ocupando a 46ª posição no ranking nacional.

Santelisa, pioneirismo e compromisso ecológico

Outra importante contribuição do Grupo Telles é o processamento de cerca de 2.500 toneladas de papelão reciclado recolhido mensalmente para a produção de embalagens por uma de suas sete empresas – a Santelisa. Com uma política vigorosa e atuante de sustentabilidade e gestão ambiental, ela é pioneira na produção de embalagens a partir de aparas de papelão reciclado no Ceará. Com capacidade de produção diária de 100 toneladas de bobinas, também é a primeira empresa do estado a obter o Selo Verde, certificação socioambiental emitida pelo Governo de Estado para empresas que utilizam acima de 90% de matéria-prima reciclada em seus produtos.

Ao manter tal protagonismo com uma produção integralmente sustentável, que leva em conta o respeito ao meio ambiente e a valorização do ser humano, a Santelisa tem contribuído diretamente, desde sua fundação, em 1992, para a preservação dos biomas cearenses e da região Nordeste e para as metas globais de redução de CO2.

As embalagens que saem da linha de produção da fábrica, em Aquiraz, são 100% recicladas a partir de aparas de papelão usado. A questão ambiental, por sinal, é uma preocupação basilar e permanente da empresa. Desde sua inauguração, a fábrica, que surgiu a partir da escassez de embalagens no final da década de 80, durante uma crise no setor, iniciou a produção a partir do bagaço de cana-de-açúcar e aparas de papelão.

Em 2016, ano em que uma crise energética começou a se desenhar no Brasil, a Santelisa inaugurou a maior usina de energia solar privada do País, entre os municípios de Aquiraz e Pindoretama. Sua capacidade instalada, que era de 3Mw, foi posteriormente ampliada para 5Mw, tornando-a autossuficiente e reafirmando uma vez mais sua essência e vocação para práticas sustentáveis de baixo impacto ambiental e processos ecologicamente responsáveis.